quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SECRETARIA DE CULTURA COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM FESTA AFRO



         A Secretaria de Cultura realizou neste sábado, 23/11, em comemoração ao dia da Consciência Negra, a 1º Noite Afro. O evento teve início logo pela manhã, foi desenvolvido por Nilo, José Nego, Bonet e Jota Aracê, grafiteiros araraquarenses que pintaram lindas e criativas imagens nos muros da Secretaria de Cultura. O trabalho, que se estendeu durante toda à tarde, pôde ser conferido ao vivo, in loco, pelos presentes que acompanharam a Grafitagem com temas afros.
            O grafite é uma manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. No período da noite, a secretaria projetou o filme “Mississipi em Chamas” e encerrou as comemorações com um jantar temático, com decoração,  enfeites voltadas à cultura afro brasileira. Como cardápio, preparado especialmente pelo Chef gavionense Augusto Evangelista, os participantes se deliciaram com uma corpulenta feijoada, vatapá, arroz, farofa e canjica. Os presentes  antes de degustarem as delícias tiveram uma breve explanação do Chef, explicando as origens dos pratos servidos e suas relações com as culturas africana, brasileira e europeia. 


         O evento, que contou com a presença do prefeito Gustavo Piccolo, trouxe para animar a agradável confraternização a Banda de Samba “Intuição S/A”, que apresentou clássicos do samba e pagode, que muito animou o público presente, que pode levar como lembrança uma caneca personalizada da I Noite Afro! 


          Segundo o Dirigente Cultura Sérgio Silva, “O objetivo, além de celebrar a memória de Zumbi e demais ícones da cultura negra, é preciso valorizar  a superação do racismo e da violência contra o povo negro, o maior colaborador para o desenvolvimento econômico e agrário do país, na época da escravidão. Reafirmar o negro, suas tradições e culturas positivamente na sociedade de hoje é o nosso grande desafio.  uma das formas que encontramos para demonstrar isso foi através dos trabalhos de grafitagem, que foram voltadas para este tema. O foco da comemoração não está no feriado em si (20/11), mas, o que este dia representa para todos os brasileiros, que tem na sua genética a combinação de indígenas, europeus e negros”. Os painéis grafitados pelos artistas podem ser conferidos pessoalmente, fazendo uma visita à secretaria de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões, críticas, elogios e opiniõs!