domingo, 7 de abril de 2013

CARANAVA CULTURAL DESEMBARCOU NO MUSEU PAULISTA

 
Cerca de 50 alunos visitaram neste domingo, 07/04 em São Paulo, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista, através do projeto "caravana cultural" realizado pela Secretaria de Cultura. Os estudantes receberam transporte, ingressos e lanches gratuitos. O veículo da prefeitura que transportaria o grupo apresentou problemas mecânicos na sexta-feira, o que inviabilizaria a viagem. Contudo, o Prefeito Gustavo Piccolo decidiu manter a viagem, locando um ônibus particular. O ônibus saiu do Espaço do Saber por volta das 5h da manhã, levando alunos do Ensino Médio, EJA e um grupo da Terceira Idade, retornando a Gavião Peixoto por volta das 22h.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Monumento Histórico desde sua fundação, além de observarem um acervo com várias pinturas clássicas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão. Também tiveram contato com objetos e veículos antigos dos mais variados. O que chamou a atenção dos estudantes, foi o quadro do fundador de Gavião Peixoto, o Conselheiro Bernardo Avelino Gavião Peixoto e sua esposa, reconhecendo assim, a importância do nosso patriarca para a história paulista e brasileira.
No final da visita ao Museu os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer o Parque do Ipiranga onde por ali passearam e apreciaram a paisagem exuberante que o jardim oferece. Para o Prof. Everton Oliveira, que acompanhou o grupo como monitor, "a oportunidade desta visita é muito importante para conhecermos outros lugares, pessoas, culturas e costumes, bem como, valorizar a nossa história, saindo do nosso limitado cotidiano, típico de uma cidade pequena e sem condições de acesso a bens culturais como esse importante museu".
Já para a estudante Liriane Rodrigues, "foi muito interessante a nossa visita. Conheci muitas coisas que nem sonhava existir e outras que sabia existir mas nunca tinha visto de perto. A viagem foi muito boa e espero que esse projeto continue para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que nós tivemos". 
Segundo o Prof. Sergio Silva, Dirigente Municipal de Cultura "nesta visita todos puderam aprender a explorar e analisar os detalhes que passariam despercebidos aos olhares, se ali não recebessem explicações e orientações específicas. Para que isso ocorresse foi feita uma dinâmica muito interessante onde atentaram-se aos pontos e particularidades de cada
obra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões, críticas, elogios e opiniõs!